Primeiramente, é preciso informar ao leitor que este site não é oficial e apenas tem a finalidade de auxiliar os usuários com a divulgação de informações de domínio público encontradas na internet, nos sites oficiais e na imprensa, tudo para você obter informações de qualidade.
O ambiente do mercado de trabalho possui inúmeros tipos de empresas e organizações, com missões e objetivos diversificados, o que vai impactar também na forma que são gerenciadas, o que pode trazer contextos totalmente diferentes a depender do setor de atuação.
Se você já esteve dentro do mercado de trabalho pode ter se deparado com gestores de todos os tipos, porque não há uma regra de como gerenciar empresas, mas há princípios que podem ser considerados na hora da tomada de decisões.
Mas é importante pensar que mudanças acontecem todos os dias e impactam bastante na forma que as equipes são conduzidas, há a possibilidade de liderança autocrática e democrática com maior participação dos colaboradores.
Vem cá: você sabe qual a diferença de uma liderança autocrática para outra democrática? Isso é muito importante para começar a compreender o mercado de trabalho e se preparar para o dia a dia dentro de uma empresa.
Não deixe de saber tudo sobre o assunto e garantir o melhor desempenho e adequação, pontos fundamentais para se dar bem, independentemente da liderança, esteja sempre preparado para qualquer situação e garanta bom rendimento no trabalho.
Confira os tópicos:
O que é liderança autocrática?
Quando um líder centraliza o poder das decisões e não aceita a participação de nenhuma outra pessoa ele está tendo uma liderança autocrática, o que já é visto como algo ultrapassado e que exige novas atualizações na gestão da empresa e requer a descentralização.
Mas isso não quer dizer que acabou? Não! A liderança autocrática ainda existe e pode ser encontrada em empresas mais tradicionais que não aderiram aos novos modelos de gestão, com podendo ter motivação particular para que isso não acontecesse.
A novidade do momento é que cada vez mais empresas aderem a estilos compartilhados de tomadas de decisões e abrem possibilidades para ter mais de um gestor, o que contribui para a democratização do que é decidido e dá mais autonomia para a independência do grupo.

Imagem: reprodução da internet.
Quais as características de um líder autocrático?
Quando pensamos em liderança autocrática, é preciso considerar que o principal estilo de liderar é o que restringe o poder e monitora intensamente os processos de produção, o que pode ser interpretado de maneira negativa e prejudicar o rendimento dos setores.
O planejamento da empresa também é decidido de modo a atender às necessidades do líder autocrático e a organização das atividades não pode ser feita por terceiros de modo independente, comprometendo muitas das vezes o melhor direcionamento da atenção.
Conversas podem acontecer e discussões sobre assuntos da empresa, assim como os gerentes possuem liberdade para coordenar o pessoal sob supervisão, mas na hora da decisão a conjuntura muda e é preciso abrir espaço para outra pessoa.
Quais os pontos positivos da liderança autocrática?
A liderança autocrática é muito menos atrativa hoje do que foi no passado, mas não é possível dizer que não há adeptos, porque em alguns momentos a justificativa para o tipo de gestão pode ser compreendida, já que os interesses de empresas variam bastante.
É possível ter mais agilidade no processo de decisão e implementar mais rapidamente mudanças e novos desafios para as equipes, sem passar por um longo trajeto e sendo necessários apenas uma pessoa para delegar as novas alterações no campo de trabalho.
Em áreas que exigem repostas imediatas para a instabilidade do setor ou que o modelo é mais adequado, é possível encontrar maior número de líderes assumindo essa posição para o bem dos negócios, o que não é tão comum de encontrar.
Quais os pontos negativos da liderança autocrática?
Liderança autocrática como é que algo poderia ser substituído por outro tipo de gestão, é possível identificar desvantagens em adotar o modelo por conta da concentração extrema de poder e da limitação da tomada de decisões que seriam importantes para a empresa.
Mas é preciso refletir sobre liderança autocrática pontos positivos e negativos em todos os cenários, mas o que causa preocupação são os conflitos que podem ser gerados através de decisões desencontradas com a realidade laboral dos colaboradores.
Sem falar que a carga de trabalho concentrada vai exigir muito mais foco e planejamento do gestor, pensando também no nível de demandas e estresse causado por excesso de tarefas, situações que podem prejudicar a saúde do líder autocrático e comprometer a empresa.
Liderança democrática, qual a diferença?
A liderança democrática é um estilo onde o líder vai ser um gestor de situações com a participação plena dos colaboradores de cada setor, dividindo a tomada de decisão e solicitando a colaboração de todos no processo de trabalho da empresa.
A missão é realizar o compartilhamento de ações e méritos, numa grande ação conjunta e integrada com todos, costuma ser um sucesso em empresas com ideais mais inovadores e que buscam ter princípios democráticos em sua missão.
Ser acessível e compartilhar a gestão é a principal característica do líder, hoje em dia a maioria das empresas aderiu ao modelo e está implementando novas filosofias, deixando de lado a liderança autocrática e buscando modernidade.
Separamos um vídeo especial para você ter mais detalhes sobre o assunto e ficar ligado nas novidades dos tipos de lideranças.
The post Liderança Autocrática – Saiba o que isso representa! appeared first on SAÚDE DE UMA VIDA.
from SAÚDE DE UMA VIDA https://ift.tt/3aOEzNz
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário