Estamos vivendo cada vez mais acelerados e com mais atividades para resolver, o ritmo constante de tarefas muitas das vezes acaba nos impedindo de olhar para o lado e refletir sobre como está nossa sociedade e o que podemos fazer para melhorá-la.
Infelizmente, o individualismo pode falar mais alto e o senso de coletividade pode ser deixado para depois. Você sabia que quando nos sensibilizamos pela dor do próximo estamos tendo empatia? Praticar a solidariedade é um valor humano universal e que precisa ser praticado.
É preciso repensar a forma individualista que vivemos em sociedade e refletir mais sobre o senso coletivo. Qual foi a última vez que você pensou em ajudar outra pessoa? O que pode ser feito para ajudar a melhorar o ambiente da região que você vive?
Pensar em estratégias para colocar em prática mais atitudes boas na sociedade é altamente necessário e ainda vai contribuir para que seja possível agir por causas necessárias, contribuindo com o outro e também trazendo benefícios para você e seu estilo de vida.
Preparamos um artigo exclusivo para você entender tudo sobre solidariedade ao próximo e compreender como mudar de hábito e implementar novos costumes pode ser algo muito importante e proporcionar momentos de felicidade.
Confira os tópicos:
O que é solidariedade?

A solidariedade está diretamente relacionada com as atitudes que tomamos para nos permitir sentir a dor do outro, mesmo não ocupando aquele lugar de sofrimento, mas nos sensibilizando e procurando ajudar de alguma maneira.
Ser solidário envolve priorizar o acolhimento e tentar amenizar situações de algum tipo de sofrimento, é possível identificar a solidariedade quando nos sensibilizamos por uma causa social, quando colocamos o outro em primeiro lugar e procuramos ajudar.
A solidariedade com o próximo é um estilo de vida que deve ser sempre praticado, já que a humanidade precisa compreender que vivemos numa grande sociedade e ao escolher ser solidário estamos nos humanizando cada vez mais.
Imagem: reprodução da internet.
Como praticar a solidariedade no dia a dia?
No nosso dia a dia estamos sempre atarefados, mas é possível ter atitudes solidárias e pensar em ajudar quem precisa, como é o caso de pessoas do nosso círculo familiar, amizade ou até mesmo gente que não está dentro da nossa realidade social.
Uma dica para quem pretende começar a despertar o senso de solidariedade é procurar por organizações sociais perto da sua casa e verificar quais os trabalhos que são feitos para a comunidade, há diversos coletivos que estão na luta por um mundo mais justo.
A solidariedade brasileira geralmente sempre é aflorada quando acontece alguma tragédia social ou há uma causa grande que mobiliza áreas da sociedade, mas precisamos ir além e implementar no dia a dia atitudes transformadoras e que sejam parte do nosso estilo de vida.
Como começar a ser solidário hoje mesmo?
É a partir da mudança de comportamento e na prática que podemos exercer a solidariedade ativa e começar a contribuir com a construção do mundo ideal que queremos, arregaçar as mangas e colocar a mão na massa é a melhor atitude.
Primeiramente, convoque seus amigos e familiares e veja como está a situação na sua região, faça um levantamento de ações sociais que acontecem no seu bairro e veja a melhor maneira de poder ajudar, conforme suas condições e orçamento disponível.
Reserve tempo para refletir sobre o que pode ser feito e qual a melhor maneira, planejamento é importante para conseguir organizar tudo, as atitudes que você pode tomar são muitas e cada uma atenderá sua própria finalidade.
Decidi agir: O que mais posso fazer?
Você pode escolher contribuir com ações de organizações sociais que levam alimentação para quem precisa e fornecem mantimentos em localidades menos favorecidas, atitude que será bastante bem-vinda já que o número de pessoas que precisa é alto.
No inverno você pode organizar doações de roupas de frio e lençóis para amenizar o frio de quem vive em condições precárias ou na rua, outra atitude que pode ser organizada entre amigos e familiares e que é muito satisfatória por conseguir aquecer quem mais precisa de solidariedade e cidadania.
Fornecer sua mão de obra em serviços comunitários em escolas, igrejas e associações também é algo valioso, ainda mais se você tiver alguma habilidade que pode ser compartilhada ou ensinada, lembre-se que o mais importante é ter boa vontade.
Agora que você já conheceu algumas ações que podem ser implementadas, é importar falar que a solidariedade pode ser o início de uma transformação que precisamos, mas a justiça social precisa ser pensada como alternativa para um mundo melhor.
Quais os benefícios de ser solidário sempre?
Todo mundo que já teve alguma experiência com projetos sociais ou realizou alguma gentileza sabe que o sentimento de poder contribuir para amenizar a dor de alguém ou sanar alguma necessidade é algo muito gratificante, que aquece o coração e traz sentimentos bons.
Viver a vida com a esperança de construir um mundo melhor pode servir de esperança para você, além de garantir boas energias para os seus dias que podem não estar tão fáceis, é ajudando o próximo que estaremos nos ajudando enquanto humanidade.
A solidariedade é o amor em movimento e pode ser uma forte colaboradora de uma vida mais saudável e baseada em princípios de acolhimento e bem ao próximo, cultura que deve ser sempre colocada em primeiro lugar para fazer a diferença em sociedade.
Separamos um vídeo emocionante sobre como a solidariedade como mudar a vida das pessoas e contribuir para a construção de um mundo melhor.
The post Solidariedade – Entenda e pratique para sua vida melhorar! appeared first on SAÚDE DE UMA VIDA.
from SAÚDE DE UMA VIDA https://ift.tt/2PxJ4F1
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário