É possível que em média 65.000 pessoas sofram com a doença de lúpus no Brasil. Essa é uma doença inflamatória e a sua causa é a queda da quantidade de anticorpos no organismo especialmente, nos rins o que pode causar inchaço na pele além da internação hospitalar entre os pacientes que apresentam doenças reumáticas.
Essa doença ataca o fígado,afeta o intestino, mas o órgão que é o principal afetado pela doença é o rim, que pode ser um dos primeiros a pararem de funcionar após o diagnóstico da doença.
Muitos são os que desejam saber se a lúpus tem cura e a verdade é que até o momento ainda não foi encontrada a cura para tal doença. No entanto sabemos que é mentira afirmar que a lúpus é contagiosa, mas, pode matar.
Nesse artigo desejamos informar a todos que buscam sobre informações da doença, para conseguir entender melhor alguns temas relacionados a doença como, por exemplo, lúpus sintomas, lúpus tem cura, lúpus cutâneos, lúpus avançados.
Essa doença é autoimune causada por manifestações e evolução que pode acabar passando de um paciente para outro. Não existe um grupo específico de pessoas em que a doença poderá aparecer. Pode surgir em pessoas de qualquer idade, raça, sexo, dentre outras características.
No entanto, de acordo com fontes de pesquisa é possível identificar que a doença apresenta maior incidência entre as mulheres, geralmente da idade de 15 a 45 anos, enquanto no caso dos homens, a doença pode estar relacionada diretamente a problemas nos rins.
Quer saber mais? E se você tem dúvidas como: O que é lúpus? Como tratar a doença? Ele é contagioso? Qual exame pode detectar? Quais cuidados são extremamente necessários? Esse artigo é para você.
Confira nesse artigo:
O que é Lúpus?

Lúpus é contagioso e é uma doença causada pelo sistema imunológico, capaz de apresentar diferentes sintomas, de acordo com o organismo atingido e ainda, com cada caso apresentado.
Em geral os principais sintomas são: febre, perda de peso, fraqueza, manchas avermelhadas na pele, queda de cabelo, dores nas articulações, alterações pulmonares, convulsões, anemia e até alterações de humor.
Além desses pode apresentar ainda outros sintomas como, por exemplo, atingir regiões que estão mais expostas ao sol e além disso, atingir regiões internas como os rins, que é o sintoma mais conhecido da lúpus.
Uma das principais causas do aparecimento da doença é o comprometimento renal, o que acaba causando um desequilíbrio na produção dos anticorpos que são os principais responsáveis, pela produção de anticorpos que acabam causando inflamações no tecido renal.
A doença pode apresentar ainda alguns sintomas como, por exemplo, inchaço das pernas, urina espumosa, pressão alta e menor quantidade de urina.
Como tratar a doença de Lúpus?
O tratamento para essa doença deve ser paliativo, assim como é o tratamento para o câncer.
As principais formas de realizar o tratamento são utilizando anti-inflamatórios, protetor solar para as lesões que surgem na pele, corticoide tópico e droga antimalárica como, por exemplo, hidroxicloroquina e outras fórmulas de corticoides, para auxiliar nos sintomas de pele, assim como artrite.
Ele é contagioso?
Essa é uma doença causada pela falta de anticorpos do próprio organismo, por tanto, dessa forma, não podemos dizer que é uma doença contagiosa. Podemos comparar com o câncer, por exemplo, que surge como resultado da ação do próprio corpo, não sendo uma doença transmissível.
Por tanto, as pessoas que contraem essa doença podem continuar com as suas atividades, de acordo com liberação médica e sua disposição.
E por falar em atividades, é importante informar que apesar das pessoas pesquisarem sem lúpus aposenta, o único benefício que é liberado pela doença é o auxílio doença.
Qual exame pode detectar o Lúpus?
Existem alguns exames que podem ser realizados para diagnosticar essa doença. Alguns dos principais exames são:
- Exame físico.
- Exames de anticorpos, incluindo teste de anticorpos antinucleares.
- Hemograma completo.
- Radiografia do tórax.
- Biópsia renal.
- Exame de urina.
Quais cuidados são extremamente necessários?
Os principais cuidados para os pacientes que contraíram essa doença é realizar corretamente os cuidados, lembrando de realizar os tratamentos conforme indicado pelo médico que o acompanha.
Além disso é necessário realizar os cuidados com a alimentação, repouso e principalmente, evitar situações, lugares ou pessoas que possam provocar um estresse excessivo.
Outro cuidado de grande importância é com relação a medidas de higiene, lembrando que podem possuir um grande risco potencial de causar infecções. Os pacientes com essa doença devem ainda, evitar o sol para não expor a pele à luz solar.
Relembrando o que você leu nesse artigo: O que é lúpus? Como tratar a doença? Ele é contagioso? Qual exame pode detectar? Quais cuidados são extremamente necessários? Esse artigo é para você.
Gostou? Desejamos que suas dúvidas tenham sido sanadas, mas se não foram, você pode deixar a sua dúvida nos comentários e ler outras matérias como essa em nosso blog.
Veja o vídeo:
The post A Verdadeira Face do Lúpus – Doença que pode ser tratada! appeared first on SAÚDE DE UMA VIDA.
from SAÚDE DE UMA VIDA https://ift.tt/35W1VOR
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário