Uma pessoa que está alegre e de repente fica triste aparentemente sem motivo algum, ou mesmo ir de um extremo ao outro em outras situações e sentimentos, pode ser considerado como uma pessoa com transtorno bipolar.
Existem diferentes níveis e situações em que esse transtorno pode se apresentar como, por exemplo, transtorno bipolar tipo 1 ou transtorno bipolar tipo 2.
Dependendo do tipo que for diagnosticado uma pessoa pode desenvolver ainda outros transtornos como, por exemplo, algumas manias específicas ou mesmo, a depressão especialmente, quando uma pessoa passa longos períodos no estágio de maior tristeza.
Para você que busca entender melhor sobre essa doença para saber como tratar ou mesmo, para ajudar alguém saiba que o transtorno bipolar tem cura.
Geralmente as pessoas sofrem com essa doença, deixando seus dias mais difíceis e pesados de serem vividos e ainda, pode acabar interferindo no dia, humor e rotina de outras pessoas do seu convívio familiar, o que dificulta ainda mais o quadro clínico e por tanto, quem sofre com essa doença deseja encontrar a cura, para conseguir viver dias mais leves e tranquilos especialmente, ao lado das pessoas que ama.
Confira:
O que é Transtorno Bipolar?
O transtorno bipolar também pode ser conhecido como um transtorno ou doença maníaco-depressiva.
É na verdade um transtorno que leva uma pessoa de um extremo ao outro do humor, de uma forma muito brusca o que pode acabar causando certo nível de estresse e insatisfação na pessoa. Pode ser tanto transtorno bipolar afetivo como transtorno bipolar de humor.
Quais os primeiros sintomas do Transtorno Bipolar?
Em muitos casos pode ser difícil identificar no transtorno bipolar afetivo sintomas. No entanto, podemos dizer que de forma geral são apresentados quadros em sua fase da mania ou fase depressiva.
Na fase da mania a pessoa é identificada como ativa, energética ou confiante, enquanto por outro lado, no quadro depressivo a pessoa é extremamente triste sentindo grande cansaço, vontade de chorar muitas vezes e ainda, a falta de esperança.
Existem casos ainda em que uma pessoa pode ser identificada com quadros psicóticos, perdendo totalmente o controle e o contato com a realidade.
Este transtorno tem cura?
O transtorno bipolar não possui uma cura. Infelizmente, é preciso que a pessoa que sofre com esse transtorno, assim como, aqueles que convivem possam adquirir formas e hábitos de conviverem com esse transtorno.
Através de tratamentos e remédios é possível amenizar os sintomas da doença, para assim adquirir melhor qualidade de vida, garantindo que os sintomas não irão interferir de forma maléfica em sua vida.
Quais os principais tipos de bipolaridade?
O transtorno afetivo bipolar pode se apresentar em quatro tipos de transtornos. Confira quais são logo abaixo.
- Bipolar tipo I
Os episódios maníacos ou de mania, podem durar de 7 dias a 6 meses. Por mais que para muitos possa parecer a fase inicial da doença, existem casos que são tão graves que podem levar uma pessoa até mesmo a uma internação hospitalar.
- Bipolar tipo II
Nesta fase os quadros mais comuns são os depressivos em que uma pessoa pode apresentar grande tristeza ou ainda, apresentar a hipomania, que intercala dias de mania ou seja, grande alegria e confiança, confundindo facilmente o cérebro e bem estar da pessoa.
- Ciclotimia
Ciclotimia ou desordem ciclotimia é a variação de sintomas depressivos ou hipomania dentre 2 anos. No caso de crianças e adolescentes o intervalo pode ser de 1 ano.
- Transtorno bipolar de borderline
Por fim temos o transtorno bipolar não identifica ou especificado que pode fazer grupo de todas as variações da doença, de forma que a pessoa não consegue se encaixar facilmente a um dos grupos apresentados anteriormente. Nesses casos o quadro clinico do paciente pode ser mais difícil de conseguir encontrar um diagnóstico adequado.
Como é o tratamento?
O transtorno bipolar aposenta em alguns casos especialmente, quando apresenta risco para a saúde do paciente ou ainda, as pessoas que convivem com ele diariamente.
Muitas pessoas buscam saber se o transtorno de bipolaridade tem cura, é possível afirmar que sim. No entanto, é difícil indicar qual a cura correta especialmente pelo fato de que, é um transtorno que pode ser apresentado de diferentes formas de uma pessoa para a outra.
De forma geral o tratamento para esse transtorno pode envolver medicamentos específicos, terapia psicológica, terapia cognitivo comportamental, orientação psicoeducacional, terapia de ritmo interpessoal e outras formas de auxílio.
3 Atitudes diárias para ajudar no transtorno!
Por mais difícil que seja em alguns casos é preciso procurar ajuda. Seja com um profissional ou auxilio pessoal, é necessário que alguém acompanhe nessa jornada.
Outra atitude diária está ligada a primeira, é preciso contar com o apoio e suporte da família para conseguir enfrentar esse transtorno.
Seja contando com uma pessoa próxima dentro da residência ou ainda que distante, uma pessoa que vive com o transtorno não deve caminhar sozinha e precisa de alguém que auxilie até mesmo, a realizar consultas médicas e garantir que todos os medicamentos sejam devidamente tomados.
Em cada atividade que deseja realizar é preciso começar com afirmações positivas como, por exemplo, “eu ficarei bem no meu dia”, “vou analisar cada situação antes de uma decisão”.
Frases de afirmação como essas, sem dúvida são indispensáveis para conseguir enfrentar os momentos de crise e principalmente, superar o transtorno.
Gostou do nosso artigo? Esperamos ter ajudado você com essas informações. Deixe aqui seu comentário e compartilhe com seus amigos.
Veja o vídeo:
The post Transtorno Bipolar – Saiba mais sobre esta doença silenciosa! appeared first on SAÚDE DE UMA VIDA.
from SAÚDE DE UMA VIDA https://ift.tt/3qxH8ZV
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário