Sabia que o Hemocentro faz muito mais do que apenas coletar as dações de sangue? Apesar de ser bastante conhecido pela população, são poucas as pessoas que sabem realmente sua função na área da saúde, e o quão importante são.
Os primeiros Hemocentros, conhecidos também como “Bancos de Sangue”, foram criados nos meados de 1940. Pois foi quando surgiu a evidente necessidade de aprimorar as pesquisas sobre as várias doenças do sangue, e transfusões mais eficazes.
Quando se fala em Hemocentro, doação de sangue é a função que mais se destaca, mas, nos dias de hoje, é a principal instituição que realiza estudos aprofundados da hematologia e na área da hemoterapia.
Infelizmente, no Brasil a doação de sangue ainda é algo que causa muitas controvérsias, o que, consequentemente, coloca em risco o avanço nas pesquisas, e principalmente, dificulta tratamento de muitas pessoas.
Então chegou a hora de acabar com todas as suas dúvidas, pois nos tópicos abaixo você entenderá perfeitamente como o Hemocentro funciona, confira!
O que é o Hemocentro?

O Hemocentro, Banco de Sangue, é uma instituição privada ou pública, focada nos estudos e processamento do sangue e seus componentes.
Os principais procedimentos realizados nestes estabelecimentos são:
- Coletar o sangue de um doador:
Os interessados em fazer uma doação de sangue deve procurar o Hemocentro da região, ou o respectivo departamento dentro do hospital da cidade.
- Preparar o sangue para ser analisado:
Os profissionais que ali trabalham, são treinados para seguir os procedimentos corretos para que o sangue não perca sua funcionalidade.
- Realizar exames para identificar doenças e irregularidades sanguíneas:
São realizados vários exames para detectar qualquer tipo de anomalia ou doença, como por exemplo:
- Reconhecimento do tipo sanguíneo e fator Rh.
- Análise de anticorpos anormais.
- Identificação de doenças como, hepatite de todos os tipos, AIDS, HTLV de todos os tipos, entre outras doenças transmissíveis pelo sangue.
Separação de todos os componentes do sangue.
Depois da certificação da usabilidade do sangue é feito a separação de todos os seus componentes, e os principais são:
- Hemácias
- Plaquetas
- Plasma
- Albumina
- Globulina
- Crioprecipitado
- Fator de coagulação
- Armazenamento:
Após a separação dos componentes, é feito o armazenamento, cada qual de uma forma diferente, e as principais são:
- Concentrado de hemácias é guardado em geladeiras com temperatura de 2ºC e 6ºC por 35 a 42 dias.
- Concentrado de plaquetas é armazenado com temperatura de 20ºC a 24ºC em equipamento de movimentação constante por até 5 dias.
- Plasma e Crioprecipitado ficam congelados a uma temperatura entre -18ºC a -30ºC por até 1 ano.
Distribuição e uso do Sangue:
Os bancos de sangue estão diretamente ligados aos hospitais, portanto, assim que o sangue é processado, será encaminhado àqueles que estão precisando.
Grandes instituições como o Hemocentro de São Paulo também atua com pesquisas avanças e tratamentos onde é necessário fazer transfusões, como, a Doença Falciforme, Talassemia, Anemia profunda e outras.
Como você pôde perceber, seu sangue doado a um Hemocentro ajuda a muito mais pessoas do que pode imaginar, então faça sua parte, doe sangue! Ajude uma das instituições da sua região.
Como encontrar um Hemocentro mais próximo?
Existem algumas formas rápidas para descobrir informações regionais de um Hemocentro, endereço, telefone e horários, que são:
- Informar-se em algum hospital ou posto de saúde próximo.
- Procurar a Secretaria de Saúde da sua cidade.
- Pesquisar em buscadores da internet, usando as palavras como por exemplo, “Hemocentro Florianópolis”, se for da região.
Já existe também, um banco de dados sobre os hemocentros de todo país, onde você pode fazer uma busca pelo estado ou CEP, para isso basta acessar a página criada pelo INCA (Instituo Nacional do Câncer): https://ift.tt/2mWqHFj.
O resultado da busca mostra todos os bancos de sangue do estado em questão, e você só precisa encontrar o Hemocentro da sua cidade.
Como doar sangue no Hemocentro?
Antes de procurar um Hemocentro para fazer sua doação, você precisa saber se está qualificado como possível doador, e os requisitos básicos são:
O passo a passo para fazer sua doação é:
- Agendamento no Hemocentro mais próximo
- Preenchimento do cadastro
- Entrevista clínica
- Triagem do sangue
- Coleta
- Breve repouso.
É tudo muito simples e não demora mais do que 90 minutos, e caso você precise, o Hemocentro pode fornecer um atestado de afastamento do trabalho de 24 horas.
Como fazer o cadastro para doar sangue no Hemocentro?
A maioria das instituições já proporcionam a ferramenta de Hemocentro agendamento online, onde você preenche um pré-cadastro com todos os seus dados pessoais, os quais devem ser confirmado no dia marcado.
Os dados essenciais requisitados são:
- Nome
- Endereço
- RG
- CPF
Uma vez que tenha o Hemocentro cadastro, você pode fazer a sua doação de sangue a qualquer momento, mas existe um tempo a ser respeitado entre uma doação e outra que são:
- Homens: Máximo de 4 doações anuais com intervalos de pelo menos 60 dias.
- Mulheres: Máximo de 3 doações anuais com intervalos de pelo menos 90 dias.
Seja solidário! Faça tenha o seu cadastro no Hemocentro perto de você e ajude outras pessoas!
Como fazer agendamento no Hemocentro?
Como mencionamos atualmente existe a opção de Hemocentro agendamento online, e você só precisa encontrar a página oficial do banco de sangue da sua cidade, mas caso não exista essa opção online, você pode agendar pelo telefone.
Você ainda tem alguma dúvida sobre os bancos de sangue? Então nos envia suas questões e aproveite para receber todas as novidades do nosso blog, “Saúde de Uma Vida”.
E não deixe de assistir ao vídeo abaixo, assim conhecerá em detalhes do funcionamento de um Hemocentro.
The post Hemocentro – Entenda seu funcionamento e como o ajudar! appeared first on SAÚDE DE UMA VIDA.
from SAÚDE DE UMA VIDA https://ift.tt/3s5wWJE
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário