Está com o couro cabeludo descamando e quer urgentemente saber os motivos para encontrar o tratamento certo? Saiba que isto é algo que acontece com milhares de pessoas e de antemão você precisa entender que existem vários motivos que podem causar isso.
O couro cabeludo do ser humano é formado de 3 camadas, a Epiderme, a Derme e a Hipoderme, sendo que a Epiderme, que é a camada mais superficial, é formada de células justapostas, ou seja, micro escamas uma em cima da outra.
E além da troca natural, quer dizer, a renovação biológica dessas células da Epiderme, existem inúmeros fatores externos ou fisiológicos, que podem provocar o “enfraquecimento” dessas células, ao ponto de apresentar couro cabeludo descamando e coçando.
Neste artigo vamos te apresentar quais são os principais motivos que podem causar esse tipo de problema. Mas vale lembrar que as informações compartilhadas neste artigo não substituem uma consulta direta com um bom médico dermatologista.
Couro Cabeludo Descamando: o que pode ser?

A primeira coisa que precisa entender, é que para ter um diagnóstico exato da causa de estar com o couro cabeludo descamando e como tratar, só pode ser obtido depois de fazer exames e ter passado por uma consulta com um dermatologista.
Toda e qualquer outra informação vinda da internet ou mesmo de amigos, só podem ser consideradas como algo generalizado, mas sabe-se que descamação do couro cabeludo pode surgir quando:
- A oleosidade capilar é excessiva.
- Começo de seborreia.
- Distúrbios emocionais como o estresse.
- Uso contínuo de secador.
- Uso de água muito quente ao lavar os cabelos.
- Disfunções hormonais.
- Alimentação desregrada ou muito restrita.
- Utilização de produtos químicos decorrentes de procedimentos como progressiva ou alisamento.
- Reações fisiológicas ou alérgicas depois de ingerir certos medicamentos, ou o uso de produtos.
- Longos períodos de exposição ao sol.
Além disso tudo, não podemos deixar de comentar a descamação natural, que acontece de tempos em tempos, mas neste caso é uma descamação leve e quase perceptível.
Resumindo, existem vários e incontáveis motivos que podem causar o couro cabeludo descamando e vermelho, ou mesmo coçando, que pode ser a primeira indicação de há algo errado no organismo ou não.
Couro Cabeludo Descamando após químicas, o que fazer?
Podemos dizer que, pode sim acontecer de você ter o couro cabeludo descamando após progressiva, ou qualquer outro procedimento estético capilar, e que normalmente acontece com pessoas com o couro cabeludo mais sensível.
Mas por muitas vezes, isso acontece por devido ao uso de produtos químicos e as altas temperaturas do secador, o que “irritam” a epiderme e ressecam de forma excessiva essa camada.
Neste caso a melhor opção é a hidratação, não só dos fios bem como do couro cabeludo com óleos essenciais e hidratantes, que deve ser feito com produtos indicados pelo seu dermatologista.
Evite usar qualquer outro tipo de produto químico ou neutralizador caso perceba o couro cabeludo descamando após tintura, pois adicionar mais elementos químicos pode piorar ainda mais a situação.
Soluções caseiras para couro cabeludo descamando!
Couro cabeludo descamando e remédio caseiro, pode ser uma combinação perigosa, pois nunca se sabe como o seu organismo vai reagir mediante a administração de receitas que deram certo para sua vizinha.
Cada organismo reage de uma forma diferente e somente um médico pode indicar o que realmente ajudaria, e até o momento só se tem comprovação científica de duas misturas naturais sem contraindicação, que são:
- Iogurte natural com mamão e banana (com cascas ou não).
- Folha de babosa batida com ovo caipira.
Essas duas misturas podem ajudar a amenizar o progresso do couro cabeludo descamando após química, ou mesmo decorrente de outros fatores. Mas é fundamental que procure um médico o quanto antes.
Quais procedimentos podem prejudicar o couro cabeludo?
Os principais fatores que podem prejudicar o couro cabeludo são, apesar de nem sempre apresentar couro cabeludo descamando são:
- Uso frequente e excessivo de água quente ao lavar e secador.
- Uso de produtos inadequados.
- Aplicação de produtos químicos a base de formol e amônia.
Nunca se esqueça de que o couro cabeludo é pele, e o risco de ter o couro cabeludo descamando é sinal de agressão a essa parte do corpo.
Como cuidar do meu couro cabeludo?
Como mencionamos, o couro cabeludo a descamar é sinal de que algo está errado, seja o uso de produtos ou disfunções do seu organismo.
Pense no seu couro cabeludo como a terra que precisa estar sempre bem cuidada para dar bons frutos.
Ou seja, você precisa cuidar do couro cabeludo para que seu cabelo esteja sempre lindo e vistoso, e as melhores dicas para isso são:
- Sempre use adequados ao seu tipo de couro cabeludo, ou seja, oleoso, ressecado ou misto.
- Nunca lave os cabelos com água muito quente.
- Evite usar o secador muitas vezes na semana.
- Cuidar a alimentação, afinal, a melhor nutrição do couro cabeludo vem de dentro para fora.
- Evite o uso de bonés e outros itens que diminua a “respiração” do couro cabeludo.
- Tente não amarrar o cabelo com muita frequência.
- Evite escovar os cabelos puxando-os fortemente.
- Lavar os cabelos todos os dias não faz mal, desde que faça um rodízio de produtos. (O que já indicamos em outro artigo do nosso blog, “Saúde de Uma Vida”).
Essas são ações que você pode fazer diariamente para evitar ter o couro cabeludo descamando e queda de cabelo, e que não vai custa nada, somente atenção aos detalhes.
Se ainda precisa de mais dicas para cuidar de seu couro cabeludo não deixe de assistir ao vídeo abaixo.
The post Couro Cabeludo Descamando? Encontre aqui o motivo! appeared first on SAÚDE DE UMA VIDA.
from SAÚDE DE UMA VIDA https://ift.tt/38gK0DM
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário