Sabia que a Mamoplastia Redutora, pode ser a solução para eliminar dores nas costas? Apesar de ser uma cirurgia plástica ligada diretamente com a aparência física, os benefícios desse procedimento pode melhorar e muito a qualidade de vida de qualquer mulher.
Precisamos salientar, que este artigo é meramente informativo, e jamais substitui uma consulta médica. Nossas informações são baseadas em publicações de acesso público, já existentes na impressa nacional. Sendo que, nosso blog não tem parceria com nenhuma clínica médica ou empresa do ramo.
Ter os seios fartos é um sonho para muitas mulheres, enquanto que para outras, o excesso de peso nas mamas pode ser um pesadelo. E é exatamente quando a Mamoplastia Redutora é indicada, pois pode acabar com problemas como:
- Dor nas costas, pescoço e ombros.
- Problemas na coluna.
- Dificuldade de fazer atividades físicas.
- Problemas psicológicos relacionados à autoestima.
Se você está lendo este artigo, com certeza está passando por algum desses problemas e nos tópicos abaixo você descobrirá em detalhes como funciona a Mamoplastia Redutora, confira!
O que é Mamoplastia Redutora?

Como o próprio nome diz, a Mamoplastia Redutora é uma cirurgia plástica que usa várias técnicas para diminuir o volume das mamas, ou seja, para reduzir o peso da massa mamária da pessoa.
Este procedimento inclui ações como:
- Retirada do excesso de massa mamária.
- Retirada do excesso de pele.
- Relocação do mamilo.
- Remodelagem do tecido mamário.
A Mamoplastia Redutora com prótese, só é feita, quando a paciente não tem volume de tecido mamário o suficiente para que seja moldado e usado como uma espécie de prótese natural, o que raramente acontece.
É muito comum esse procedimento ser confundido com a Mastopexia, ou “lifting de mamas”, o qual já explicamos em outro artigo do nosso blog, e a diferença principal é:
- Mamoplastia Redutora: Como já explicamos, é uma cirurgia para diminuir o volume das mamas, que consequentemente elimina uma possível flacidez.
- Mastopexia: É um procedimento para eliminar a flacidez dos seios, sem tirar o volume, pelo contrário, na maioria das vezes, o volume aumenta.
Mas vale dizer que o passo a passo da Mamoplastia Redutora antes e depois é praticamente o mesmo do lifting de mamas, que segue as seguintes etapas:
Primeiramente, são feitas incisões para que o cirurgião tenha acesso ao tecido mamário.
Na Mamoplastia Redutora a cicatriz também se assemelha ao do lifting de mamas, podendo ser:
- Peri aureolar: Quando existe pouco volume a ser retirado e feita apenas em volta do mamilo
- Inframamária e peri aureolar: Quando o tecido mamário a ser retirado for um pouco maior e exija a certa retirada de pele. Neste caso é feito um corte em volta do mamilo e na parte inferior da mama.
- T-invertido (âncora) e peri aureolar: Quando o volume mamário a ser removido é muito grande e a retirada de pele excessiva também é maior. Que além das incisões citadas acima também é necessário fazer um corte na vertical.
Após as incisões, o médico fará a retirada do excesso mamário e o restante será remodelado de acordo como almejado pela paciente. Caso seja necessário será implantada a prótese. Em seguida são feitas suturas internas e usado uma cola estética para deixar as cicatrizes ainda mais finas.
Se você está mesmo decida a fazer uma Mamoplastia Redutora, procure um bom médico, faça todos os exames, tire suas dúvidas, pois cada caso é um caso e somente um médico pode realmente dizer o que é melhor para você.
Como é a anestesia da Mamoplastia Redutora?
Na Mamoplastia Redutora, a anestesia depende da extensão da cirurgia, da preferência da paciente e do médico, que podem ser, sedação com anestesia local, peridural ou geral.
A anestesia geral, é normalmente usada quando são associados outros procedimentos à Mamoplastia Redutora, como por exemplo, a lipoaspiração.
Quem pode fazer a Mamoplastia Redutora?
Esse procedimento pode ser feito por qualquer pessoa, e para saber quando a Mamoplastia Redutora é indicada, o ideal é consultar um médico, mas, de uma forma generalizada os principais requisitos para se submeter a esse procedimento são:
- Estar com o peso estabilizado.
- Ter pelo menos 20 anos, pois o corpo já teve seu desenvolvimento firmado.
- Preferencialmente que não tenha a pretensão e engravidar novamente.
Não é aconselhado fazer a Mamoplastia Redutora antes da gravidez, mas isso não quer dizer que a mulher não conseguirá amamentar. Pode acontecer certa dificuldade na produção de leite nos primeiros dias de amamentação, mas isso é imprevisível.
Abaixo você confere algumas fotos de pacientes que fizeram a Mamoplastia Redutora antes e depois, inclusiva algumas celebridades:
Coo pode ver, até mesmo pessoas famosas optaram pela Mamoplastia Redutora para se sentiram bem com o próprio corpo.
Quais os benefícios desta cirurgia?
Como toda cirurgia plástica, a Mamoplastia Redutora proporciona bem-estar emocional, mas neste caso os benefícios são também físicos, como por exemplo:
- Melhora postura para quem tem problemas de curvatura da coluna.
- Evita dores na coluna, no pescoço e até nos ombros devido ao peso das mamas.
- Cria um aspecto proporcional ao copo.
- Ajuda a pessoa a te mais mobilidade ao fazer exercícios físicos.
Resumindo, a Mamoplastia Redutora pode sim, mudar a vida, física e psicológica de uma pessoa.
O SUS cobre a Mamoplastia Redutora?
Sim! Tem como fazer a Mamoplastia Redutora pelo SUS, mas para isso é preciso passar por uma perícia, onde deve ser determinado e comprovado que o procedimento é essencial para o bem-estar da pessoa.
Alguns planos de saúde também cobrem esse tipo de cirurgia, e o processo para ser liberado é o mesmo do SUS. Atualmente o valor de uma cirurgia como essa é de 7 a 10 mil reais, caso seja feito particular.
Quais os cuidados depois da operação?
É essencial tomar cuidados após a Mamoplastia Redutora, e os principais são:
- Não movimentar os braços pelo tempo determinado pelo médico, que normalmente é de 30 dias.
- Usar o sutiã modelador 24 horas por dia por pelo menos 45 dias.
- Tomar a medicação como indicada.
- Fazer sessões de drenagem linfática para evitar nódulos.
- Não fazer esforço físico ou dirigir durante algum tempo,
- Nos primeiros dias evitar ficar com o tronco totalmente ereto.
- Fazer a limpeza dos pontos diariamente.
É fundamental manter uma alimentação e estilo de vida sempre saudável e em nosso blog, “Saúde de Uma Vida”, você encontra muitos artigos que podem te ajudar quanto a isso.
No vídeo abaixo você confere várias dicas de uma profissional sobre o pós-operatório da Mamoplastia Redutora.
The post Dúvidas da Mamoplastia Redutora – Saiba mais e entenda! appeared first on SAÚDE DE UMA VIDA.
from SAÚDE DE UMA VIDA https://ift.tt/3tmRKfr
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário