Sabia que a Calvície, apesar de estar ligada diretamente com a perda de cabelo, nem sempre é a verdadeira causa de toda queda de cabelo? Isso mesmo. Portanto, antes de tentar qualquer tratamento, você precisa entender tudo sobre esse problema.
Nos dias de hoje, mais de 25 milhões de pessoas sofrem com a perda de cabelo de forma permanente, e não estamos falando somente de pessoas do sexo masculino, pois esse tipo de transtorno capilar também acontece bastante entre as mulheres.
Normalmente, uma pessoa perde cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia, os quais são renovados, mas quando esse ciclo não acontece, e não existe alguma causa externa para isso, o motivo pode sim, ser o gene da Calvície.
Nos tópicos abaixo você verá tudo o que há de essencial há se saber antes de começar a usar receitas caseiras, ou remédios indicados por amigos.
Lembre-se sempre que cada organismo reage de uma forma. Então confira tudo antes de se arriscar!
O que é calvície?

A calvície feminina ou masculina caracteriza-se na perda permanente de fios de cabelo, que pode ser em apenas algumas regiões do couro cabeludo, ou nele todo. Em contra partida nem toda queda de cabelo pode ser considerada calvície.
Esse distúrbio capilar é conhecido na área médica como Alopecia, uma condição que afeta o desenvolvimento dos fios ao ponto deles não nascerem novamente. Existem vários tipos de Alopecia, que são:
- Alopecia Areata:
Ainda não existe uma causa cientificamente comprovada, mas esta disfunção acontece geralmente devido a problemas emocionais ou doenças autoimunes, e que pode atingir homens e mulheres de qualquer faixa etária.
Ela se caracteriza pelo aparecimento de espaços circulares no couro cabeludo, que pode ou não afetar toda a área capilar, que em casos mais severos os fios não crescerão novamente.
- Alopecia Androgenética:
É o tipo mais comum e neste caso a calvície é hereditário, que normalmente é causada pela alteração na taxa de testosterona, que enfraquece os fios os quais param de crescer, sendo mais comum em homens.
Normalmente ela aparece na coroa do couro cabeludo e nas entradas da testa, mas pode atingir toda área capilar também, e em 90% dos casos o quadro é naturalmente irreversível.
- Alopecia Eflúvio ou difusa:
Neste caso a calvície tem cura, pois é considerada como um distúrbio temporário que enfraquece os fios e os deixa mais finos e escassos, mas com o tempo podem voltar a crescer.
As causas mais comuns são:
- arrancar os fios com frequência.
- dermatites e outras doenças no couro cabeludo.
- ingestão de medicamentos.
- período pós-cirúrgico ou pós-parto.
- tratamentos como quimioterapia ou radioterapia.
Cada tipo de calvície alopecia tem um tipo de tratamento, o qual somente um médico dermatologista pode indicar, pois é essencial que se faça um exame aprofundado da estrutura e composição do couro cabeludo.
Como me prevenir da calvície?
Para as pessoas que já sabe que a calvície vem da mãe ou do pai, ou mesmo para quem quer ter se precaver contra esse tipo de problema, as melhores dicas são:
- Manter uma alimentação saudável.
- Evitar lavar os cabelos com água muito quente.
- Manter hábitos saudáveis e evitar o estresse.
- Dormir pelo menos 8 horas, para estimular o hormônio GH.
- Evitar o uso constante de boné ou amarrar o cabelo, pois o couro cabeludo precisa respirar.
- Evitar a ingestão excessiva de substâncias químicas, como remédios e muitos suplementos.
Nos dias de hoje é quase impossível evitar o estresse, mas em nosso artigo, “Como começar a ter um Estilo de Vida Zen?”, você encontra muitas dicas que te ajudarão a eliminar uma das maiores causas da calvície.
Quais os melhores tratamentos para calvície?
Como já mencionamos, somente depois de vários exames feitos por um bom dermatologista é possível saber qual o melhor tratamento para combater a calvície masculina ou feminina, mas hoje em dia existem vários tipos de tratamento como:
- Estimulação capilar por medicamentosa.
- Laser e eletroestimulação tópica.
- Reposição hormonal.
- Produtos de uso tópico
- Transplante de folículo capilar.
O tratamento contra a calvície começa com quantos anos? Essa é uma perguntas que muitos jovens se fazem, principalmente para aqueles que já têm casos na família, e normalmente as dicas de prevenção devem começar bem cedo, ainda na adolescência.
3 Dicas para quem tem calvície e quer cuidar!
Hoje em dia, esse problema tem surgido muito cedo e a calvície aos 20 anos já é algo comum, e para quem já está percebendo os sintomas as 3 principais dicas são:
- Não use medicamentos ou faça procedimento antes de consultar um dermatologista.
- Se já está com o cabelo muito fino, proteja o couro cabeludo com produtos adequados contra o sol.
- Sigas as dicas de prevenção, principalmente quanto a alimentação.
Claro que quanto mais cedo as causas da calvície forem diagnosticadas, mas cedo pode-se tratar corretamente. Portanto se este e seu caso procure um médico hoje mesmo.
Quais os riscos que a calvície pode trazer?
Os principais riscos da calvície, se tratando de problemas físicos estão relacionados quanto à possíveis inflamações no couro cabeludo, mas tudo depende do tipo de Alopecia.
Mas o principal agravante quanto a esse problema está relacionado com o lado psicológico da pessoa, que pode agravar o problema e até provocar depressão.
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, dê uma olhada nos outros artigos do nosso blog, “Saúde de Uma Vida”. Confira no vídeo abaixo dicas de um especialista sobre os melhores tratamentos contra a calvície.
The post Tratamento para Calvície? Faça depois de ler estas dicas! appeared first on SAÚDE DE UMA VIDA.
from SAÚDE DE UMA VIDA https://ift.tt/3qojOx4
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário