Quando não estamos nos sentindo bem, vamos ao hospital e já ficamos preocupados do que será que está acontecendo com o nosso corpo. Após fazer algum exame, sempre olhamos os resultados já querendo entender o que está havendo e assim ver a surpresa. O resultado é incompreensível para nós leigos e assim, recorremos a internet para entender.
Um exemplo quando isso acontece é em resultados de tomografias. Vem o resultado de “vidro fosco no pulmão” e ficamos sem entender. Não, vidro fosco não é um espelho ou vidro que está ofuscado. O termo está ligado com a saúde e pode ser um alerta para diversas doenças! Leia nosso artigo e conheça mais sobre esse problema.
Devemos salientar ao leitor que este site não é oficial e não têm ligação com as instituições. Seu objetivo é auxiliar os usuários, divulgando informações de domínio público encontradas em sites oficiais e na imprensa.
O que é vidro fosco no pulmão?

Respirar é essencial, é vida! Quando temos dificuldade de fazer o essencial é porque algo está estranho no nosso organismo. Quando estamos doentes e não estamos bem, vamos ao médico verificar o que está acontecendo. É ai que começa a investigação!
O médico investiga nosso corpo e pede exames. Geralmente, quando são sintomas de falta de ar, baixo oxigênio, pulmão chiando ou até pulmão carregado de secreção, o médico pede exames específicos, como uma tomografia ou raio x. Assim, pode ser encontrado vidro fosco no pulmão.
Mas afinal, vidro fosco no pulmão qual o significado? O vidro fosco no pulmão é uma opacidade e manchas brancas apresentadas dentro do órgão que alerta que algo não está correto. No lugar onde deveria estar apenas o ar, está sendo preenchida por outra coisa, uma inflamação ou infecção, causando comprometimento dos órgãos.
Geralmente são atenuações dos pulmões, mas sem apagar as marcas broncovasculares. Essa opacidade pode ser encontrada nos dois lados do pulmão, mas também em um só. O vidro fosco é uma alteração na imagem da tomografia de tórax e está associada a diversas doenças e pode ter diferente características.
Será que vidro fosco no pulmão é grave? O resultado de vidro fosco pulmonar pode ser inespecífico e pode indicar várias doenças, como câncer pulmonar, fibrose pulmonar, embolia pulmonar, embolia gordurosa, contusão pulmonar, pneumonia, infecções bacterianas, lepstospirose, pneumocistose ou outras doenças. Somente um médico pode identificar e tratar o vidro fosco no pulmão. O médico irá avaliar não só os resultados dos exames, mas também todos os sintomas do paciente.
Quais os sintomas de vidro fosco no pulmão?
Quando um paciente sente desconforto ao respirar e muita falta de ar, é um sinal que algo não está bem! Os sintomas de vidro fosco no pulmão é caracterizado por desconforto ao respirar e também queda de oxigenação.
O vidro fosco não é uma doença, faz parte do diagnóstico. Como ela pode ser característica de diversas doenças, algumas pessoas terão sintomas diversos, como a tosse, dor torácica e a febre. Cada doença aparecerá um sintoma e o vidro fosco no pulmão pode ser apresentado em doenças como: pneumocistose, sarcoidose, carcionoma, fibrose pulmonar, infarto pulmonar, bronquiolite, insuficiência cardíaca congestiva, leptospirose, pneumonia e até silicose aguda.
Mas calma, não entre em pânico ao sentir qualquer sintomas. Procure um médico! Os médicos sabem como identificar vidro fosco no pulmão, assim, vão analisar outras patologias e juntar com o resultados de outros exames, para assim te oferecer um tratamento adequado e você se recuperará.
Quais os tratamentos para o vidro fosco?
Não existe um tratamento especifico para vidro fosco no pulmão, tudo dependerá da doença que você tem, da característica da opacidade, dos sintomas que você está tendo. Não tem um tratamento pronto, pois não somos iguais. Cada paciente tem sua característica, sua identidade e sua personalidade. Alguns tratamentos podem funcionar em algumas pessoas, mas outros não! Por isso, caso você sinta desconforto e falta de ar, procure um médico. Esse sim pedirá exames e te tratará da forma correta.
É muito grave? Existe cura?
Em alguns casos, o diagnóstico de vidro fosco no pulmão pode ser grave, dependendo da doença que está ligada. No caso de nódulos, por exemplo, o exame de TC do Tórax pode identificar nos estágios iniciais, sendo possivelmente ser curável com o tratamento correto.
Na maioria dos casos, pode haver cura se for feito o tratamento correto, por isso, sempre procure um médico especialista para te ajudar nessa fase. Fazendo corretamente o tratamento, você não terá sequelas.
Sequelas do vidro fosco no pulmão
Infelizmente, pode haver sequelas após o diagnóstico do vidro fosco no pulmão. Em algumas doenças pode haver queda de até 30% da função pulmonar, ou seja, alguns casos podem ter dificuldade de respirar por um longo tempo ou até o resto da vida. Mas, com o tratamento correto, não haverá sequelas.
O resultado sendo vidro fosco no pulmão é muito comum e inconclusivo, então, converse com seu médico. Como existem diversas doenças que causam o vidro fosco no pulmão, é necessário correlacionar com outros exames para descobrir o que está havendo.
Se você se interessou por este conteúdo, veja outros assuntos similares aqui no nosso site!
The post Vidro Fosco no Pulmão – Entenda a gravidade! appeared first on SAÚDE DE UMA VIDA.
from SAÚDE DE UMA VIDA https://ift.tt/323eZQk
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário