Muitos brasileiros sofrem de enxaqueca e não sabem o motivo. Na maioria das vezes, ficamos estressados, cansados, preocupados e irritados, ai vem a dor de cabeça para piorar. Nesses casos, pode ser cefaleia de tensão! Você sabe o que é isso? Leia nosso texto e descubra tudo sobre a cefaleia de tensão. Devemos salientar ao leitor que este site não é oficial e não têm ligação com as instituições. Seu objetivo é auxiliar os usuários, divulgando informações de domínio público encontradas em sites oficiais e na imprensa.
Confira:
Cefaleia de Tensão: o que é?
Primeiramente vamos explicar que as maiores dúvidas sobre o assunto são: cefaleia de tensão sintomas, cefaleia de tensão como tratar, cefaleia de tensão tem cura, o que é… e tudo isso você irá ler nesse artigo. Vamos começar com: cefaleia de tensão como é e o que é…
Nosso dia a dia está cada vez mais corrido. Ficar tenso já faz parte da nossa rotina. Ficamos estressados com mais frequência por vários motivos envolvendo nosso trabalho e com as nossas obrigações. A cefaleia de tensão aparece quando menos queremos, quando estamos no ápice do estresse. Entre 28% e 74% dos brasileiros sofrem com ela!
A cefaleia de tensão, também conhecida como cefaleia tensional, é muito comum pela população. Está relacionada a contração dos músculos da região da cabeça. Geralmente, as pessoas sentem uma pressão ou um aperto no crânio, sendo uma contração muscular. A sensação até parece uma faixa que comprime a cabeça. Pode ser leve, intermediaria ou intensa. Essa dor pode seguir para a nuca, costas e ombros.
Pode ser confundida com a enxaqueca, mas a diferença é que essa é uma dor latejante apresentada geralmente em apenas um dos lados da cabeça. A enxaqueca acontece quando os neurônios tem uma atividade elétrica exagerada, que leva a inflamação e dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.
Especialistas associam fatores musculares e psicológicos com as crises de cefaleia tensional. Pode ser causada por ansiedade, cansaço, estresse, fome e até tensão nos olhos. Também podem ser herdadas. Esse tipo de cefaleia ocorre mais em mulheres do que em homens, mas também pode acometer crianças.
As cefaleias de tensão podem ser divididas entre as esporádicas e as crônicas:
- Cefaleia de tensão pouco frequente: ocorre algumas vezes ao mês e pode ser aliviada apenas com analgésicos. Geralmente é uma dor leve ou intermediária. Essas podem durar por volta de 30 minutos até dias. Podem estar envolvidas com ansiedade, estresse ou tensão.
- Cefaleia de tensão muito frequente: Essa ocorre semanalmente e também pode estar ligada a ansiedade, estresse e tensão.
- Cefaleia de tensão crônica: ocorrem com mais frequências, sendo mais de 15 dias ao mês e pode durar anos. Ás vezes são continuas, duram dias. Podem estar ligadas ao estresse ou ansiedade, mas também por distúrbios de sono, depressão, hipertensão e outras doenças.
Agora que você leu sobre cefaleia de tensão o que é, que tal saber como tratar? Esse assunto está no próximo tópico.
Como tratar a Cefaleia de Tensão?
Existem diversas formas de como tratar a cefaleia de tensão, mas tudo dependerá na frequência e grau da sua cefaleia, por isso, um médico deverá te avaliar para ver se é realmente cefaleia ou se pode estar envolvido com outras causas. Alguns tratamentos podem ajudar a evitar a cefaleia de tensão, como:
- Mudança de estilo de vida – procurar fazer exercícios, uma dieta saudável e ter um sono adequado.
- Compressa quente ou fria – durante uma crise, você pode utilizar compressas na região da cabeça.
- Técnicas de relaxamento – alongamento, meditação, yoga, massagem ou até acupuntura podem ajudar diminuir a tensão e consequentemente, a cefaleia de tensão.
Quais os principais sintomas da Cefaleia de Tensão?
Os sintomas da cefaleia de tensão são:
- Dor na cabeça por pressão, parecido de uma faixa apertando a região da testa e laterais
- Dor ao redor dos olhos
- Dor bilateral – Afeta os dois lados da cabeça
- Geralmente é uma dor pesada, porém não causa vômitos ou enjoos.
Mas afinal, cefaleia de tensão como aliviar? Está curioso para saber, este é o assunto do próximo tópico.
Como aliviar a cefaleia?
Geralmente, quando uma pessoa tem cefaleia de tensão por estar estressado ou ansioso, e é uma dor leve ou moderada, um analgésico pode ajudar. É preciso também descansar. Porém, cuidado! Quando são casos recentes e você utilizar muitos analgésicos, pode ocorrer um efeito rebote, trazendo dor de cabeça induzida por medicação.
Quando ocorrer com mais frequência ou sendo crônica, o ideal é procurar um médico para investigar e passar o medicamento correto. A crônica, por ser uma dor recorrente e que quase nunca para, pode atrapalhar sua rotina e vida! Como cada pessoa tem um tipo e um nível de dor, o medicamento, a dosagem e a duração, dependerá de diversos fatores! Por isso, procure um médico para te avaliar. Alguns casos, é preciso tomar antidepressivo, relaxantes musculares ou outros medicamentos.
Cefaleia nasal, o que é?
A cefaleia nasal, também conhecida como Cefaleia rinogênica, é muito confundida com a sinusite. Geralmente se observa a dor nos olhos, testa e nariz. A cefaleia nasal geralmente é causada por desvio de septo ou pelos cornetos bulbosos. Por ser causada por problemas nasais, esse tipo de cefaleia deve ser tratada por um otorrinolaringologista, pois pode precisar de cirurgia.
Ansiedade causa cefaleia?
A ansiedade está totalmente ligada com a cefaleia de tensão! A ansiedade é natural e acontece geralmente quando enfrentamos algo novo. Porém, quando frequente e exageradamente, pode virar um distúrbio que deve ser tratado. Quando em crise, pode causar sim a cefaleia de tensão.
Se você se interessou por este conteúdo, veja outros assuntos similares aqui no nosso site!
The post Você tem Cefaleia de Tensão e não sabe – Entenda! appeared first on SAÚDE DE UMA VIDA.
from SAÚDE DE UMA VIDA https://ift.tt/3a6hXHU
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário