domingo, 28 de março de 2021

3 Dicas para não sentir Inveja e aprender a lidar com ela!

Sente-se vítima da inveja de outras pessoas? Quer acabar com isso agora mesmo? Então que tal começarmos por reconhecer que todo ser humano, em algum momento da sua vida teve esse sentimento entro de si, inclusive você?

Mas antes, devemos esclarecer que nosso conteúdo tem como objetivo apenas ajudar o leitor, no entendimento do assunto mencionado.

Nosso blog não tem conexão com nenhuma empresa e tem como fonte de informação a imprensa nacional e sites oficiais especializados com acesso público.

A inveja é um sentimento que todo ser humano tem, mas é incapaz de reconhecer isso em si mesmo, afinal de contas, as vezes é muito mais fácil atribuir ao outros a responsabilidade de algo que não consegue enxergar dentro de si mesmo.

As 3 dicas mais valiosas para entender e lidar com esse sentimento são:

  1. Manter o foco na sua vida e não na dos outros.
  2. Reconhecer que você sente isso também.
  3. Descobrir em você o que desencadeou esse sentimento.

Confira abaixo tudo sobre a inveja e como lidar com ela.

O que é a Inveja?

inveja amargurada
3 Dicas para não sentir inveja e aprender a lidar com ela!

Seja honesto consigo mesmo e responda, você se sente um invejoso? Você está sempre 100% feliz com a felicidade das outras pessoas? Nunca sentiu uma pontinha de incômoda ao ver uma pessoa comemorando alegremente alguma coisa?

A inveja, na bíblia, é considerada um dos pecados capitais, vista como um sentimento ruim, capaz de fazer uma pessoa agir de forma cruel e nada amoroso com seu próximo. É um “pecado vergonhoso” como diz “Leandro Karmal”, grande filósofo brasileiro.

Já para os psicólogos e estudiosos da psicanálise, esse sentimento vai muito além disso, pois é um indício de que, existe algo dentro do invejoso que não está bem. Mas o ser humano não gosta de ver as verdades do seu próprio EU.

Mas é preciso aprender que existe diferença entre a cobiça e a inveja, as quais podem ser definidas como:

  • Cobiça:

É o sentimento de querer o que o outro tem, seja no âmbito material ou sentimental. O que pode levar a pessoa a cometer atrocidades para ter aquilo que o outro tem, ou seja, é o desejo de ser superior.

  • Inveja:

É o sentimento de tristeza em si próprio, por ver outra pessoa feliz, quer dizer, incapacidade de reconhecer a felicidade das outras pessoas.

É o desejo de ver a outras pessoas infelizes. Sendo que, o invejoso, não quer ter o que a outra pessoa tem, ele só não quer ver o outro bem.

Não existe inveja boa, essa é uma desculpa que o ser humano usa para camuflar a vontade de ver a outra pessoa infeliz, ou seja, de diminuir o peso na consciência por estar se sentindo assim.

Quando saber que a Inveja é prejudicial?

Esse sentimento é sempre prejudicial, e pode alcançar níveis mais elevados, onde, além de amplificar a sensação de tristeza, a inveja causa dor no corpo, provocada pela angústia, que pode levar a pessoa a se machucar fisicamente.

Ou pior, o invejoso, passa a agir de formas incorretas para provocar a infelicidade de quem está bem, e neste caso a pessoa já passa a ter sérios distúrbios emocionais e precisa de tratamento psicológico.

inveja amorosa

3 Dicas para evitar sentir Inveja!

As principais dicas sobre a inveja e como se livrar desse sentimento são:

  • 1-Foque na sua vida:

Pare de prestar atenção na vida alheia, a vida é deles e não sua. Além do mais, o que você vê pode nem sempre ser a verdade, você não conhece todos os segredos e aflições mais íntimas das outras pessoas.

Você não sabe o que realmente acontece no dia a dia das outras pessoas, e não é por que seu amigo só posta fotos alegres e em lugares legais que a vida dele é perfeito.

Você precisa viver a sua vida, focar na sua felicidade, no que te faz bem. Como diz um velho ditado, “O Jardim do outro é sempre mais verde”, claro que sim, pois você, em vez de cuidar do seu gramado, fica observando o do vizinho e não cuida do seu.

  • 2-Reconheça e admita que a inveja existe dentro de você.

Você já percebeu que a inveja sempre vem dos outros? Quantas vezes você já disse ou escutou alguém dizendo, “Minha vida não vai para frente por que as pessoas colocam olho gordo em tudo que faço”.

As pessoas têm vergonha de admitir que sentem isso, mas a partir do momento que você aprende a reconhecer esse sentimento em si, é possível descobrir o que mais te incomoda e começar a mudar isso tudo.

  • 3-Descubra o que desencadeou a inveja em você:

Nunca é fácil fazer uma autoanálise de sim mesmo, mas quando você sente tristeza, raiva ou qualquer outro incômodo emocional, ao ver alguém muito feliz, está na hora de começar a se questionar certas coisas, por exemplo:

  • Uma amiga foi promovida no trabalho, e aquilo, de certa forma, te incomodou. Em vez de desejar que ela não se dê bem, olhe para dentro de si mesmo e observe onde pode melhorar para crescer profissionalmente também.
  • Um amigo está muito feliz no amor, então não diga, “Aproveite enquanto pode.”, e sim, pense novamente em seus relacionamentos, procure pelos padrões repetitivos, adita os seus erros, e tente melhorar.

A inveja alheia existe, mas você precisa admitir esse sentimento dentro de você também. Pare e raciocine por alguns segundo, você já teve pensamentos como, “Nossa! Não precisa de uma festa tão grande só para um aniversário.”

O que te incomoda não é o tamanho ou requinte da festa, mas a alegria do aniversariante de poder realizar a festa que tanto sonhou.

Por que as pessoas não falam sobre sentimento?

A igreja e os costumes mais antigos classificaram esse sentimento como ruim, ou seja, inveja é pecado, é vergonhoso sentir-se incomodado com a felicidade das outras pessoas, por isso ninguém admite que o sente.

Sem contar que, as pessoas preferem atribuir à inveja alheia, tudo que acontece de ruim ou tudo que não vai muito bem na própria vida, ao contrário de descobrir em si mesmo o que pode ser mudado.

A inveja é uma forma que o ser humano usa para esconder, sentimentos como:

  • Ter sido rejeitado em um relacionamento.
  • Ter sofrido algum tipo de humilhação.
  • Sensação de abandono pela família.
  • Dificuldade de progredir profissionalmente.
  • Falta de prosperidade financeira.

Quando a pessoa sente algo como mencionamos acima, é mais fácil focar na alegria dos outros e desejar que eles passem pelo mesmo que está passando, isso é a inveja.

O ser humano não gostam de assumir a responsabilidade pelo que acontece de ruim na própria vida, e foi criado para uma eterna competição de sempre ser superior às outras pessoas, ou seja, “Ninguém pode ser mais feliz do que eu.”

inveja como se proteger

Quais os malefícios da Inveja?

Além de dores físicas como já mencionamos, a inveja causa depressão, fobias, agressividade, e muitos outros sentimentos, que, sem sombra de dúvidas, prejudicará, não só a vida de outras pessoas como a própria.

Quais os exercícios mentais para não sentir Inveja?

Ao longo do artigo, você já pôde conferir as melhores táticas para combater a inveja e como se proteger desse sentimento que vive dentro de você. As quais podemos resumir em autoconhecimento, e aceitação e responsabilidade sobre o que acontece em sua vida.

Além das muitas dicas para ter uma vida mais saudável que estão nos outros artigos do nosso blog, “Saúde de Uma Vida”, para ter um estilo de vida mais zen e de melhor autoconhecimento.

Você pode também, reservar um tempo do seu dia e use a meditação do vídeo abaixo, e comece a eliminar a inveja que atrasa a sua e a vida das outras pessoas.

Veja o vídeo:

The post 3 Dicas para não sentir Inveja e aprender a lidar com ela! appeared first on SAÚDE DE UMA VIDA.



from SAÚDE DE UMA VIDA https://ift.tt/3swy3C5
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yoga emagrece? Descubra se é verdade ou mito!

A dúvida sobre se a yoga emagrece é muito comum, especialmente para os iniciantes desta prática milenar. E essa questão inclusive ajudou na...